quarta-feira, 25 de maio de 2011

Marcelo Vieira do Real Madrid teve o facebook cancelado


 


Marcelo Vieira jogando agora no clube espanhol do Real Madrid e na seleção brasileira teve o seu site de relacionamento cancelado.
No dia 16 de maio, nas festividaddes do Nakba Palestino, Marcelo caiu vitima da repressão dentro do Real Madrid, time historicamente ligado ao franquismo e a repressão na Espanha durante a ditadura.
Marcelo expressou seus sentimento com os problemas do povo palestino, mostrando apoio para as revoltas populares contra o estado de 'apartheid' e descriminação imposto por Israel.  Ele mostrou este apoio no Facebook com a frase:
"Meu coração está com a Palestina enquanto eles lutam contra Israel", junto com uma foto de um jovem palestino atirando pedras. A noticia se espalhou rapidamente atraves das redes sociais, com suas palavras sendo bastante apreciadas pelos seus fans e mesmo pelos fans do rival Barcelona.
Aquela foto com os dizeres recebeu muita atenção. Ele teve mais de 4 mil comentários. Enquanto estava vendo os comentário, pude ver diversas opiniões, com pessoas apreciando e mostrando respeito, enquanto que outros questionavam e demostravam sua desaprovação do que estava sendo dito.
Os palestinos protestavam em memória da "Nakba" (catástrofe), ocorrida em 1948, quando seu povo foi expulso da região que deu origem ao Estado de Israel. Uma grande mobilização de palestinos e atos de violência sem precedentes deixaram pelo menos 12 mortos e centenas de feridos neste domingo em Gaza, Cisjordânia, na fronteira entre Líbano e Israel e em Golan.
Dois dias mais tarde aconteceu o inesperado. A página do Facebook do Marcelo foi retirada do ar. O site oficial do Real Madrid mencionou que a administração do facebook recebeu intimações de Israel para retirar a página do ar dando a desculpa que  estaria incitando a violencia contra o estado de Israel ao dar apoio a Intifada Palestina.
O retrocesso e  a falta de democracia se espalha com isto pelas redes sociais. Nós estamos vendo a administração do Facebook fechando  cerca de 20 páginas no último mes que teriam sido chamadas de a 3a. Intifada. Estamos vendo o Twitter bloqueando 'hashtags' porque, supostamente, estariam lembrando o Nakba Palestino de 1948. Vemos sites de noticias atuando na cobertura da situação da Palestina nas ultimas semanas. Isto não é nada de novo e tem sido assim há muito tempo.

 (Sem comentários "MEUS",para não gerar discussões).

Nenhum comentário:

Postar um comentário